Saltar o menu
Imagem da Página

7.ª Reunião da Comissão de Acompanhamento

No dia 21 de março teve lugar a sétima reunião da Comissão de Acompanhamento da Reforma da Contabilidade e Contas Públicas.

No dia 21 de março teve lugar a sétima reunião da Comissão de Acompanhamento da Reforma da Contabilidade e Contas Públicas.


A primeira apresentação esteve a cargo da Inspeção-Geral de Finanças (IGF), a qual procedeu inicialmente a uma análise do volume de respostas à terceira submissão – respostas do mês de março – do Questionário de Transição para o SNC-AP. Face ao número de submissões, foi já possível à IGF proceder à análise do teor de algumas das respostas submetidas, o que constitui um avanço na monitorização da transição para o SNC-AP.


Recorda-se que é necessário que as entidades das administrações públicas continuem a proceder mensalmente à atualização e submissão do Questionário de Transição. O próximo período de submissão decorrerá entre os dias 1 e 10 de abril.


De seguida, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna fez uma breve apresentação sobre o estado da transição para o novo referencial contabilístico no respetivo subsetor.


Após tais apresentações, foi aberta a discussão entre as entidades presentes, fazendo-se um balanço sumário dos desenvolvimentos verificados durante o mês decorrido desde a sexta reunião. Foi, nomeadamente, deixada nota dos benefícios que resultam para as Entidades Coordenadoras da possibilidade de monitorizarem ao momento as respostas ao Questionário dadas por cada uma das entidades por si acompanhadas.


Finalmente, a UniLEO apresentou ainda um resumo do estado da submissão de ficheiros contabilísticos ao S3CP. Neste particular, cumpre referir ter sido assinalada a necessidade de as entidades públicas testarem a submissão de ficheiros ao S3CP, por forma a validar os mecanismos de reporte de informação e o cumprimento das regras de integração da informação contabilística.


Todas as apresentações referidas acima podem ser encontradas aqui.


A Comissão voltará a reunir no mês de abril, dando continuidade ao ritmo de reuniões mensais.

Imagem sobre a 7.ª Reunião

PARTILHAR
CONTEÚDO